hires

Tirando dúvidas de Saúde e Beleza: Filtro solar, Hidratação e Esfoliação

Nos últimos post sobre Saúde e Beleza a Dra. Paula Motta falou  sobre 3 principais temas: Hidratação, Esfoliação e Filtro Solar .

Como uma boa curiosa, tirei algumas dúvidas com a Dra. e conto tudinho aqui para vocês:

Nathalia Indignada: Sabemos que não se deve usar o esfoliante do corpo para o rosto, mas e no caso dos esfoliantes que tem no rótulo como “corpo e rosto”, podemos usar? Faz resultado?  

Dra. Paula Mota: O esfoliante corporal deve ser constituído por granulos maiores para possuir o efeito adequado de esfoliação, enquanto o esfoliante facial deve possuir granulos menores para ser eficiente sem machucar o rosto.

O que acontece com um esfoliante que diz ser tanto para rosto quanto corpo, é que ele pode ser suficiente para corpo por ser mais forte e quando usado no rosto machucar, ou ser suficiente para o uso facial e insuficiente para o corpo por ser mais delicado. A minha dica é procurar um que seja específico para o que se deseja esfoliar!

 Nathalia Indignada: Podemos usar algum acessório para ajudar a esfoliar? Quais são?

Dra.:  Sim, mas com moderação. As buchas vegetais e as luvas esfoliantes são bastante utilizadas durante o banho para contribuir para essa esfoliação corporal, porém ela deve ser feita de forma leve e apenas 1x por semana. Evite passar a bucha vegetal ou luva no rosto, pois elas são muito ásperas para uma pele mais fina. No rosto gosto de recomendar aquela esponja esfoliante de celulose, por ser mais delicada. Também deve ser feita de forma leve e apenas 1x na semana.

  N I: Qual deve ser a ordem de tratamento corporal? (ex.: esfoliar, hidratar…)

 Dra.: Para cuidar da pele devemos sempre retirar as impurezas antes. Uma pele mais limpa recebe melhor o ativo do hidratante. Portanto, esfoliar sempre vem primeiro e depois da esfoliação realiza-se a hidratação. Se a pele for muito seca evite tomar banhos com água muito quente e hidrate a pele com óleos e cremes a base de uréia, pantenol e silicone. Mas lembrando que esse procedimento será feito 1x na semana. Nos outros dias tome seu banho sem esfoliar a pele e passe o creme normalmente.

 N I: Qual deve ser a ordem de tratamento facial?

 Dra.: Para a pele do rosto podemos ter alguns cuidados a mais. Primeiro retire a maquiagem (se estiver maquiada) e impurezas com um demaquilante ou gel de limpeza facial, depois esfolie levemente o rosto. Após a esfoliação aplique um tônico facial (de preferência sem álcool) e hidrate com um creme específico para o seu tipo de pele. Por último aplique o filtro solar. Novamente lembre-se que a esfoliação será feita apenas 1x na semana, nos outros dias faça o procedimento na mesma ordem sem a esfoliação.

  N I:Pessoas que tem muitas espinhas e cravos no rosto e no corpo, a hidratação da pele é diferente? Quais os cuidados e tratamentos básicos?

 Dra.: Sim. A acne costuma aparecer por motivos diversos (idade, hormônios, gravidez, hábitos alimentares, etc). O primeiro objetivo será tentar descobrir a causa com um bom especialista. Após feito isso, deve-se indicar os tratamentos específicos. Sempre considero importante um bom sabonete facial e uma limpeza de pele bem feita pelo menos 1x por mês.

Geralmente o paciente que possui acne tem a pele mais oleosa, portanto se for necessário o uso de um hidratante ele deve ser específico para peles oleosas, mas na minha prática os hidratantes são deixados de lado enquanto o processo acnéico estiver ativo e limita-se mesmo aos produtos secativos e antibacterianos e para finalizar um bom filtro solar (específico para pele oleosa – gel ou gel creme).

Tenho algumas clientes mais velhas com acne que utilizam produtos mais leves (geralmente gosto de indicar os séruns faciais e a vitamina C) específicos nas rugas e região ao redor dos olhos, dessa forma não contribuímos para o aparecimento de mais acne e comedões (os famosos cravos).

 N I: Para os cremes faciais que não possuem protetor solar, faz mal se expor no sol, mesmo que seja apenas para ir trabalhar?

 Dra.: Sim. Crie o hábito de utilizar o filtro solar após a aplicação de cremes, mesmo aqueles que possuem Fator de Proteção Solar -FPS  (geralmente são mais baixos, tipo FPS 7 ou FPS 15). Podemos pensar que não, mas mesmo em um dia nublado e em uma pequena caminhada até o trabalho podemos queimar a pele e estimular o aparecimento de manchas, por exemplo. Além disso, o filtro solar previne o aparecimento do câncer de pele.

 N I: Muitas marcas de protetor solar vendem seus produtos dizendo que eles são de fator de proteção solar50, 90 e por aí vai? São de fato tão potentes assim? Qual a diferença entre eles? 

Dra.: Existem diversos estudos científicos que analisam o FPS dos filtros. O que percebo na prática e na leitura dos estudos é que independente do fator de proteção solar, o filtro tem que ser reaplicado a cada 2 ou 3h para possuir seu efeito adequado. Os filtros possuem proteções físicas e químicas, e cada tipo apresentará ativos diferentes, e será com um veículo diferente (gel, óleo, gel creme, etc). Hoje temos diversos tipos de filtros e está cada vez mais fácil reaplicar, portanto procure uma forma em que você consiga fazer isso (por exemplo, filtro solar em pó). Sei que é difícil fazer a cada 2 ou 3h, mas tente pelo menos nos horários mais críticos e períodos em que você terá que se expor diretamente ao sol.

_______________________

Sobre a Paula:

paula motaDra. Paula Mota Vasconcelos

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Fisioterapeuta, graduada em 2006 pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH); Pós-graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade Gama Filho em 2010; Docente na Pós-Graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e Universidade Estácio de Sá; Publicação da Pesquisa “Os efeitos da Radiofrequência na derme: em busca do rejuvenescimento facial” na Revista Kinesia, v. 3, p. 46-52, 2011; Formação Internacional no Método Godoy e Vodder de Drenagem Linfática.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0311209286135847 Email para contato: paula.mota@outlook.com Facebook: https://www.facebook.com/fisioterapeutapaula.mota

_______________________

E aí, o que acharam? Eu adorei, me esclareceu coisas super interessantes!

Logo teremos mais post da Dra. sobre Saúde e Beleza!

Bjus e até breve!❤

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s