protetor-solar-vichy-com-cor toque seco

Filtro Solar – Saúde e Beleza com Paula Mota

Hoje o assunto que a Fisioterapia Dermato-Funcional Paula Mota nos traz é Filtro Solar! Independente da estação do ano, o uso é essencial e a Dra. explica o porquê:

______________

Filtro Solar… Mais uma forma de cuidar da pele!

protetor-solar-vichy-com-cor toque seco

“O envelhecimento da pele acontece por diversos fatores, entre eles pela grande exposição a os raios ultravioleta, tendo como consequência a flacidez muscular e cutânea, e ainda mais sério, o câncer de pele. Tais riscos podem ser amenizados com o uso adequado e diário de filtros solares, chapéus, óculos escuros e exposição em horários adequados. Está comprovado cientificamente que o uso de filtros solares diminui e reverte os efeitos do fotoenvelhecimento da pele (Tofetti, 2006; Borghetti, 2006).

Freqüentemente a radiação UVA não causa eritema. Dependendo da pele e da intensidade da radiação recebida, o eritema causado é mínimo. Quando comparada à radiação UVB, sua capacidade em induzir eritema na pele humana é aproximadamente mil vezes menor, porém penetra mais profundamente na derme (Davolos, 2007). Sabe-se que 90% da radiação UV(ultravioleta) recebida pela pele desprotegida vem da faixa UVA sendo esta a de maior penetração na pele e também a mais perigosa.

Os perigos à saúde da pele, relacionados à radiação UV, segundo Taylor (1990) podem ser minimizados pelo emprego de protetores solares, os quais estão no mercado há mais de 60 anos. Inicialmente, eles foram desenvolvidos para proteger a pele contra queimaduras do sol, isto é, preferencialmente contra a radiação UVB, permitindo bronzeamento por meio de UVA. Com o crescente conhecimento a respeito de UVA, ficou evidente que a pele precisaria ser protegida de toda faixa UVA/UVB, para reduzir o risco de câncer de pele causado por exposição ao sol (Davolos, 2007).

 avene com cor protetor adcos filtro peach

O grau de proteção de produtos contendo filtros solares é caracterizado pelo seu FPS. De acordo com a legislação vigente, a comprovação do FPS deve ser feita in vivo (Brasil, 2002). No entanto, estes métodos são muito complexos para serem aplicados como rotina no controle de qualidade destes produtos, pois requerem 20 voluntários sadios e normais e, no mínimo, 3 dias de duração (Borghetti, 2006). Quanto maios a estabilidade de um filtro solar, mais proteção pra você.

Acredito que o mais importante é você entender a importância e necessidade que temos hoje em usar um bom filtro solar e adicionar esse hábito em sua vida. Esse cuidado com a pele é tão importante quanto a sua hidratação.

 Lembre-se de pedir indicação a um bom profissional da área, pois assim ele indicará o filtro solar mais apropriado para o seu tipo de pele. E principalmente, não use um filtro para corpo no rosto, geralmente eles são mais oleosos e você pode acabar tendo problema com acne!

anthelios la roche protetor

Atualmente estou adorando os filtros que vem com opção de cores. Além de proteger a minha pele ele ainda a deixa com uma aparência mais homogênea e a prepara para a maquiagem que uso em seguida! Vale a pena conferir algumas opções.

Até breve com mais dicas de beleza e cuidados com a sua saúde!🙂

REFERÊNCIAS:
BORGHETTI, Greice Stefani; KNORST, Miriam Teresinha. Desenvolvimento e avaliação da estabilidade física de loções O/Acontendo filtros solares. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, vol. 42, n. 4, out./dez., 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional doCâncer. Como prevenir o câncer de pele. Disponível em:<http://www.inca.gov.br&gt;. Acesso em 22jul. 2014.
TAYLOR, C. R.; STERN, S.; LEYDEN, J. J.; Gilchrest, B. A.; J. Am. Acad.Dermatol. 1990, 22, 1.
TOFETTI, Maria Helena de Faria Castro; OLIVEIRA, Vanessa Roberta. A importância do uso do filtro solar na prevenção do fotoenvelhecimentoe do câncer de pele. Revista Científica da Universidade de Franca Franca (SP) v.6 n. 1 jan. / abr. 2006

_________________

Para conferir os outros posts da Dra. PaulaMota, clique aqui! 

Sobre a Paula:

paula motaDra. Paula Mota Vasconcelos

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Fisioterapeuta, graduada em 2006 pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH); Pós-graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade Gama Filho em 2010; Docente na Pós-Graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e Universidade Estácio de Sá; Publicação da Pesquisa “Os efeitos da Radiofrequência na derme: em busca do rejuvenescimento facial” na Revista Kinesia, v. 3, p. 46-52, 2011; Formação Internacional no Método Godoy e Vodder de Drenagem Linfática.  (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0311209286135847  Email para contato: paula.mota@outlook.com  Facebook: https://www.facebook.com/fisioterapeutapaula.mota)

 

Para receber todas as informações do blog, não deixe de curtir a página no face!

Mais uma vez, obrigada pela visita 😉

Bjs e até breve 

One thought on “Filtro Solar – Saúde e Beleza com Paula Mota

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s