23

Passeio a dois em SP – Parque da Água Branca

Estávamos num final de tarde almoçando próximo ao parque, quando pensei em ir conhecer esse lugar que eu já ouvira falar muito bem. Finalizado o banquete de sushi (huhuhu), convidei Nathalia para fazer alguma outra coisa, sem dizer o que realmente era. No caminho fiquei em dúvida se iria para lá ou não, visto que uma nova oportunidade de passeio surgiu bem a nossa frente… Mas eu persisti no plano original e a levei para conhecer esse belo parque!

Um Pouco da História

O Parque da Água Branca foi oficialmente criado em 02 de Junho de 1929, inicialmente chamado de Parque Dr. Fernando da Costa. Porém, antes de tornar-se um parque, ele já foi Escola de Pomologia e Horticultura, e também sede da Diretoria de Indústria Animal e até um Centro de Exposições ( que foi posteriormente transferido para o então Recinto de Exposições da Água Funda, atualmente chamado de ExpoImigrantes). Enfim, foi um local com diversas finalidades, mas que hoje em dia existe para servir a população com diversas opções de cultura, lazer, saúde e bem estar.

Em 1996, foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Em 2004 foi tombado também pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP.

Atrações do Parque

O Parque conta com um Aquário, Arena para corridas e aulas de Equitação. Há também um local curioso chamado Casa do Caboclo, onde é possível vivenciar o estilo de vida da população do interior e zonas rurais. Lá se pode provar broa de milho, bolo de fubá, café… Tudo isso regada a uma boa moda de viola.

Existe Espaço de leitura, Museu Geológico e belas obras arquitetônicas como os Pergolados. Um local muito legal é a Praça dos Idosos, que conta com diversas atividades e equipamentos que buscam a melhoria da qualidade de vida dos idosos, focando na questão de mobilidade, equilíbrio e força muscular. Aulas de Tai Chi Chuan também integram a grade de atividades desse belo parque.

Localização:

O Parque da Água Branca fica na Avenida Francisco Matarazzo nº 455, bem próximo à estação de Metro Barra Funda. Dá para ir a pé! Se você for de carro, há estacionamentos por perto…

Mas as ruas de trás são bem fáceis de encontrar vagas e muitas delas não são necessárias Zona Azul.

Vejam o Mapa

Nossa Opinião:

Henrique: Um local muito belo e com bastante coisas legais para conhecer! Uma pena foi termos chegado na hora em que muitas das atrações fecham. Gostei muito do Bambuzal, das trilhas, e principalmente da fonte! Para mim, foi um final de tarde muito especial e acho que vale muito a pena voltar ao parque mais vezes para conhecer todas as suas atrações.

Nathalia:  Depois de um almoço maravilhoso, o Henrique me chamou para ir em outro lugar e fomos. Chegando lá, era o Parque da água Branca. Eu já tinha ido uma vez mas não tive tempo para passear. Então foi meio que uma experiência  nova também.  O parque é bem bonito, aconchegante… Logo na entrada tinha vários animaizinhos (patos, galinhas…) Parecia uma mini fazenda. Muitas árvores, construções antigas – que me fazem pensar em como era isso tudo antigamente. Tem uma pequenas trilhas, muitos locais para se sentar, muitas crianças brincando, pessoas lendo… Enfim, um clima bem gostoso! Fomos até uma das fontes e ficamos sentados ali, admirando, observando. Tinha um casal de senhores sentados perto da gente e imaginei eu e o Henrique assim daqui à uns 40 anos…❤ . Super recomendo. Um ótimo passei para casal, família, amigos… vale a visita! AH, não paga para entrar🙂

Imagens do passeio:

1 2 3

4 5 6

715

816

9

10

1312

18

20

23

22 21

Por hoje é isso!

As informações contidas nesse post foram baseadas na nossa visita e com base no site do parque. Acesse http://parqueaguabranca.sp.gov.br/ para mais informações.

 

Post de Henrique Feitosa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s