430586_371460436205421_309868495697949_1404356_758536601_n_large

Coisas da vida – Responsabilidades

430586_371460436205421_309868495697949_1404356_758536601_n_largeEstou aqui, estudando, quando começo a lembrar da época da escola… Me pareceu que aquela vida era tão mais fácil! Nada de contas, de grandes pressões sobre meu desempenho (meus pais até foram tranquilos quanto a minha terrível dificuldade com números Oo), chegar atrasada nos compromissos (tipo, cinema com amigos…) não tinha tanto problema. As dúvidas cruéis eram sobre a roupa que ia usar, a cor do esmalte, estudar para prova ou sair com o pessoal… Nada muito relevante olhando do que tenho/sou hoje.

Temos horário para entrar no trabalho, pouco tempo para a alimentação – o que em geral nos leva aos fast-food, nos esforçamos para estar com os amigos, para dar atenção à família, os animais de estimação… Pensei agora e não me lembro quando foi a última vez que brinquei com meus cachorros! Tadinhos, eles não tem nada a vê com a minha falta de organização de tempo, ou sei lá o que é… Mas mesmo assim eu estou sendo negligente com eles. Será mesmo que minhas responsabilidades não me permitem gastar 5 minutinhos se quer com eles? Não, acho que tem algo errado. Certeza né!

E não é assim?  Temos que fazer tanta coisa (temos?), precisamos cumprir tantas exigências… por que afinal temos que fazer algo da vida, não é mesmo? Ser desocupado nos dias de hoje não é legal. Mesmo que fosse, eu acharia um saco e arrumaria algo para fazer!  Mas o que quero dizer é que quando não nos mandam fazer algo nós tratamos de arrumar milhões de coisas para fazer e muitas vezes são feitas de qualquer jeito, do jeito que deu, não temos tempo!  Então por que reclamar hoje das responsabilidade que tenho?! Se fui eu que ‘procurei’ por isso! A verdade é que precisamos disso sim. Conforme amadurecemos buscamos novos desafios, o que se espera é alinha todos eles (o que eu preciso fazer o mais rápido possível!).

É, olhando assim, minha vida de adolescente era bem fácil. Mas será mesmo? Veja, lógico que eu não tinha nem metade das responsabilidades de hoje, mas eu tinha coisas complexas para aquela idade. Para um adolescente, o complexo á decidir com quem ficar quem conhecer, onde ir, estudar ou não, o que fazer… é a fase de ‘formação social’ (inventei isso agora), é o momento crucial que vai decidir quem vai ser quando ‘crescer’, quais serão as escolhas do futuro como vai se portar em determinadas circunstancias… São importantes sim esses tipos de decisões. Vamos crescer…

E cresci, e me meti nessas complexidades, tão devastadoras quanto as de antes. Ao longo do tempo fui amadurecendo e com isso o nível de responsabilidade também. Não esperamos que um adolescente dê conta da rotina de um adulto. Se conseguir, otimo, mas não é regra.

O que quero dizer é, a responsabilidade é compatível com o momento da vida, e assim a complexidade das coisas. Para um adolescente, escolher o celular que vai ganhar é tão complexo quanto para um adulto escolher o carro que vai comprar. As vezes já sabemos o que queremos, mas aquela necessidade, aquela indecisão, são iguais para os dois casos. Responsabilidades diferentes, proporções diferentes, mas nos dois casos há complexidade.

Hoje não me vejo com uma vida morna com pequenas decisões ou pequenas coisas para fazer. Hoje eu quero muito mais.. quero trabalhar, ganhar meu dinheirinho, ter o meu lazer, ter a minha ‘casa’, constituir uma família, ser uma boa profissional… é assim… as coisas evoluem, graças a Deus, e junto as responsabilidades.

Então, não vou mais reclamar (pelo menos por hora) e vou voltar para a responsabilidade do momento, ESTUDAR, assim eu conquisto quelas coisas que acabei de falar ali.

Olha o que uma prova de Antropologia faz com uma pessoa! rsrs

Bjus e até breve❤

Leave a Reply

